O setor elétrico no Brasil tem passado por diversos problemas administrativos. Com isso, a população precisa contornar a situação para não pagar valores exorbitantes todos os meses. Embora pareça muito difícil, economizar energia elétrica tem seus benefícios e pode ser feito através de dicas simples. Além disso, essas dicas ainda podem ser utilizadas até mesmo na bandeira verde, que é quando o consumidor paga apenas pela energia consumida, sem tarifas adicionais.
Neste post, explicaremos em detalhes como você pode economizar energia elétrica em todas as bandeiras tarifárias. Além disso, mostraremos 10 dicas para diminuir o valor da sua conta de luz todos os meses de forma fácil e simples. Confira todas as dicas e acesse minha página Técnico Vanderlei.
1. Invista em lâmpadas econômicas
O uso de lâmpadas é necessário apenas no período noturno. No entanto, nem por isso você deve deixar de economizar ao utilizar lâmpadas que possuem um consumo menor em relação a outras lâmpadas que gastam mais energia elétrica. As lâmpadas de LED são as que possuem maior eficiência energética, e com isso, um menor consumo.
As incandescentes comuns, por exemplo, utilizem apenas 10% da energia que chega na lâmpada para transformá-la em luz. Os 90% restante da energia elétrica que chega à lâmpada são convertidos em calor, o que faz com que a lâmpada fique quente quando acesa por um longo tempo. Já no caso das lâmpadas de LED, toda energia que entra na lâmpada é convertida em luz, pois a lâmpada não esquenta. Em números, o modelo mais antigo gasta 60W para produzir uma certa quantidade de lúmen, enquanto que a lâmpada de LED gasta apenas 20W para produzir a mesma quantia.
2. Use ar condicionado com eficiência energética
O ar condicionado é um item extremamente necessário no calor, e por isso, merece uma atenção especial na hora de comprá-lo. Ao escolher entre os diferentes modelos desse aparelho, procure por um ar condicionado que ofereça alta eficiência energética. Atualmente, há modelos no mercado que oferecem economia de até 50% em relação aos modelos mais tradicionais.
Outro detalhe muito importante sobre o uso do ar condicionado é que você deve manter os filtros e toda a manutenção em dia, pois se eles estiverem sujos isso dificultará o funcionamento do aparelho. Além disso, você deve utilizar o ar condicionado sempre com as portas e janelas fechadas para que o ar externo não esquente o ambiente. Dicas do amigo Eletricista em Botucatu – RST Elétrica
3. Prefira máquina de lavar com maior capacidade
Escolher a máquina de lavar certa para a sua família vai além da alta eficiência energética. Durante a escolha, você deve sim se atentar a esse fator que contribui fortemente para a economia de energia. No entanto, você deve ainda calcular a capacidade da máquina de lavar, que deve ser compatível com as necessidades da sua família.
Isso é importante porque você poderá acumular bastante roupa para lavar de uma única vez. Dessa forma você economiza energia elétrica e água durante as lavagens. Por isso, é interessante que você procure por um modelo que atenda perfeitamente às suas necessidades.
4. Aproveite a luz natural
Durante o dia, deixe as cortinas abertas para que a luz natural entre com facilidade na sua casa. Para aproveitar melhor essa luz sem nenhum custo adicional, coloque os móveis dos ambientes de uma forma que a luz possa entrar e iluminar a casa. Dessa forma, você não precisará acender a luz durante o dia e ainda contará com um ótimo aspecto decorativo.
5. Geladeira e freezer devem ficar longe do calor
Esse é um ponto que muitas pessoas desconsideram durante a instalação desses eletrodomésticos. No entanto, esse é um grande erro que deve ser reparado para que a sua conta de luz diminua. Nesse caso, siga as recomendações do fabricante que especifica que a instalação deve ocorrer em local onde não haja proximidade com fontes de calor. Sendo assim, evite colocar a geladeira ou o freezer próximo ao fogão, forno elétrico, entre outros equipamentos que ofereçam calor para o ambiente.
6. Economize nos horários de pico
Embora isso nem sempre seja possível, é recomendado que você não utilize equipamentos elétricos nesses horários. O período que vai das 18 horas às 21 horas é o que mais oferece consumo de energia, portanto, esse é o período que você mais deve evitar a utilização de equipamentos elétricos. Isso vale também para o chuveiro, prefira tomar banho em outro horário para diminuir o valor da sua conta de luz.
7. Desligue o standby de aparelhos elétricos
A função standby está presente em muitos eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Como exemplo podemos citar a televisão, o rádio, aparelhos de DVD, microondas, entre outros itens elétricos. Desabilitar essa função quando esses aparelhos não estiverem sendo utilizados resultará em economia de energia.
8. Não sobrecarregue tomadas
As tomadas são instaladas de acordo com a distribuição necessária de cada residência. Ao utilizar benjamins e adaptadores que permitem uma maior disposição de aparelhos elétricos em uma única tomada, você corre o risco de causar um curto-circuito e acaba gastando mais na sua conta de luz.
Isso porque ao ligar vários aparelhos em uma única tomada o circuito elétrico aquece, gerando um gasto maior de energia. Aliás, essa dica vale também para fiações com emendas mal feitas, entre outros problemas elétricos que podem gerar o aquecimento do circuito elétrico aumentando o consumo de energia.
9. Procure por opções sustentáveis
O uso de aparelhos sustentáveis tem aumentado no Brasil. Dependendo do aparelho, é necessário um investimento maior como é o caso de painéis solares. No entanto, há vários equipamentos que oferecem ótimas condições de economia de energia, além de ajudar com a preservação do meio ambiente.
As luzes externas que funcionam com energia solar são exemplos de economia de energia que oferecem um custo baixo. Além dessas luzes, os aquecedores solares também possuem um investimento baixo e um alto retorno financeiro em relação a economia de energia.
10. Desligue a chave geral durante viagens
Se você vai viajar, o ideal é que você desligue a chave geral da residência para que não haja consumo de energia desnecessário.
Deixe um comentário