A bomba d’água e a boia elétrica são itens indispensáveis em muitas casas que possuem sistema de drenagem de água ou mesmo poço artesiano. Em conjunto, essas duas peças mantêm o fornecimento de água das residências, proporcionando também conforto e praticidade, considerando que o acionamento desse sistema ocorre de forma automática.
Neste post, explicaremos o funcionamento dessas duas peças em conjunto, considerando cada um desses mecanismos, a sua utilidade e importância em muitas casas. Falaremos também sobre a instalação da bomba d’água e da boia elétrica. Confira tudo isso a seguir e muito mais.
O que é bomba d’água e boia elétrica?
Esses dois itens fazem parte do sistema de abastecimento de água de muitas residências. Por meio da bomba d’água e da boia elétrica é possível encher a caixa d’água sem causar desperdício. Além disso, o acionamento da bomba ocorre de forma automática, considerando que a própria boia já informa ao sistema que a caixa está cheia ou incompleta.
De uma forma bem simples, a bomba d’água é o mecanismo utilizado para drenar a água de determinado reservatório, podendo ser um reservatório de água da chuva ou ainda de um poço artesiano. Já a boia elétrica é o mecanismo utilizado para realizar o acionamento ou ainda para interromper o funcionamento da bomba d’água de acordo com a necessidade.
Nesse caso, temos que a boia elétrica fica dentro da caixa d’água. Quando a água reduz por causa do uso, a boia desce e isso faz com que a bomba d’água seja acionada automaticamente. Enquanto a bomba manda água para a caixa d’água, a boia vai subindo até chegar no nível ideal de água, fazendo assim a interrupção automática do funcionamento da bomba.
Dessa forma, os dois mecanismos atuam em conjunto para o funcionamento do sistema de abastecimento de água. Mas para que esses itens possam realizar todo esse processo, é importante que os mecanismos tenham essa finalidade, pois existem algumas boias e até mesmo bombas que funcionam apenas com o acionamento manual.
Onde usar bomba d’água com boia elétrica?
Esse tipo de sistema autônomo é recomendado para reservatórios que precisam ser drenados de um lugar para outro. Como exemplo, podemos citar o caso do poço artesiano que precisa da bomba para drenar a água e mandar para a caixa d’água. Qualquer sistema de água que atue dessa forma pode se beneficiar da bomba d’água com boia elétrica automática.
Em todos os casos, os dois mecanismos irão proporcionar a transferência da água de um reservatório para o outro de forma automática sem a necessidade de acionar o sistema manualmente. Com isso, esse abastecimento de água se torna mais independente e pode ocorrer sem acompanhamento. Outros exemplos de utilização desses dois itens em conjunto são as cisternas, reservatórios altos, reservatórios baixos, entre outros sistemas desse tipo.
Como instalar a boia elétrica na bomba d’água?
Embora esse sistema pareça bastante complexo, a instalação da bomba d’água com a boia elétrica é bastante simples. No entanto, cada modelo de boia elétrica terá um tipo de instalação diferente. Por isso, é recomendado que você consulte primeiramente o manual de instruções para saber exatamente como é a instalação da sua boia elétrica em sua bomba d’água.
Mas de uma forma bem simples, as boias elétricas vêm com fios de energia que devem ser conectados à bomba d’água e ao circuito elétrico para que todo o sistema funcione de forma independente. Sendo assim, acompanhe no manual de instruções qual fio deve ser conectado no circuito elétrico e na bomba d’água. Geralmente, a boia vem com um fio vermelho, que deve ser conectado ao circuito elétrico e outro fio preto que precisa ser ligado a bomba d’água.
Durante essa conexão de fios, é importante que você faça as emendas corretamente para que o seu sistema autônomo funcione. Além disso, é indispensável que você utilize fita isolante após as conexões de fios para evitar acidentes com a eletricidade.
Depois de conectar todos os fios corretamente, você deverá colocar a boia elétrica no reservatório que pretende encher de água, que pode ser desde uma caixa d’água a qualquer outro reservatório alto. Já a bomba, você deverá colocá-la dentro do reservatório baixo, que pode ser o poço artesiano ou a cisterna. Lembre-se de fazer todo esse processo sem ligar nenhum mecanismo diretamente na energia. Nesse caso, certifique-se de que a energia elétrica está desligada para evitar qualquer acidente.
Por fim, você deverá ligar a energia elétrica e conferir o funcionamento da sua bomba d’água com boia elétrica. Se após ligar a energia elétrica o seu sistema autônomo não funcionar, isso significa que houve algum problema com as ligações de fios. Nesse caso, você terá que retirar todos os itens e conferir se a instalação foi feita corretamente.
Você ainda pode procurar por um profissional para realizar essa instalação. Mesmo que a instalação seja fácil, cada passo deve ser respeitado para que o sistema funcione corretamente. Além disso, se você não possui nenhuma afinidade com esse tipo de instalação, é recomendado que você contrate um profissional para não cometer nenhum acidente por causa do manuseio com a eletricidade.
Porque utilizar bomba d’água com boia elétrica automática?
Há diversos benefícios em instalar uma boia elétrica e automática em uma bomba d’água. O primeiro e maior benefício é a autonomia do sistema, considerando que esse conjunto de itens irá funcionar sem a necessidade do acionamento manual.
Outro benefício muito importante desse sistema autônomo está na utilização consciente da água. Se a drenagem ocorre de um poço artesiano para a caixa d’água sem o auxílio de uma boia elétrica, é necessário verificar constantemente se a caixa já encheu. Caso você se esqueça disso, a caixa irá transbordar e haverá desperdício de água.
O inverso também se aplica, pois se você não se lembrar de acionar a bomba d’água de forma manual, a caixa ficará vazia o que pode ser um grande problema. Sendo assim, com o sistema autônomo você não precisa se preocupar se a caixa está cheia ou vazia.
Deixe um comentário